AS ESPECIFICIDADES – “CLÍNICA PRIVADA”

A clínica médica privada é antes de tudo um negócio de trabalho intensivo como evidenciado pelos custos com pessoal que representam em média 50% dos custos operacionais de uma clínica privada.

Além disso, os funcionários da clínica convivem com uma infinidade de microempresas que gravitam em torno da empresa operadora. Essas estruturas independentes muitas vezes constituem o suporte legal para a atividade individual dos médicos liberais na clínica; além disso, eles próprios podem ter empregados.

Assim, a gestão de recursos humanos da clínica se esforça para reunir funcionários cujos empregadores e status são diferentes. A especificidade da clínica consagra ainda o papel capital desempenhado por médicos independentes considerados “profissionais” ou “homens-chave”.
Teste de Esteira ergométrico
Como nos negócios artesanais, a participação do fator trabalho nas clínicas é proporcionalmente muito mais desenvolvida ali do que em todos os outros negócios, devido à natureza das atividades, à natureza “sob medida” do atendimento, à relutância aos processos industriais. Mais da metade dos negócios artesanais são reduzidos a um único gerente.

É o caso das primeiras clínicas privadas fundadas por um cirurgião em uma disciplina que na maioria das vezes era cirúrgica em torno de uma pequena plataforma técnica (uma sala de cirurgia, alguns leitos). Este modelo de organização encontra-se sobretudo nas atividades de fabrico de vestuário, calçado e mobiliário.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *