Estudos “vocacionais” X “desenvolvimento”

Deve ser lembrado que todos os campos de estudo podem ser divididos em dois tipos. Há estudos que educam “para a profissão” e aqueles que, sobretudo, vão alargar os horizontes, criar oportunidades – mas apenas uma pequena percentagem dos licenciados em faculdades trabalha “na profissão”.

De um lado, temos os chamados profissões regulamentadas que não podem ser exercidos sem a conclusão de um determinado tipo de educação – são, por exemplo, profissões jurídicas, médico, professor, engenheiro civil, arquiteto. Portanto, você precisa escolher o tipo certo de estudos para fazê-los. E temos um futuro profissional natural e definido.
https://www.unoeste.br/graduacao/faculdade-de-design-interiores-ead
Existem também estudos que, por definição, educam para as profissões apropriadas, tipos de trabalho – por exemplo, agricultura, mecatrônica, eletrônica, informática. As competências adquiridas durante os estudos são para dar aos graduados uma “mão profissional”. Se você está pensando em tais estudos – também vale a pena se familiarizar com a situação atual do mercado de trabalho.

Vale a pena conferir quais especialistas são mais procurados e quais o mercado já está saturado. Embora apenas como graduados possamos apreciar a facilidade de encontrar um emprego, ainda vale a pena considerá-lo hoje. A questão é se em 5, 10, 15 ou 20 anos a situação no mercado de trabalho será a mesma. Improvável – ou seja, a situação no mercado de trabalho é apenas um dos fatores que justificam a sua escolha.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *