O que é um FODMAP?

Se você foi recentemente diagnosticado com SII, seu médico ou nutricionista pode ter sugerido que você experimente a Dieta de Baixo FODMAP. Eles provavelmente lhe disseram que seguir esta dieta específica pode reduzir os sintomas de IBS. Parece ótimo, mas agora você está se perguntando: o que é um FODMAP? A palavra FODMAP parece ridícula porque é um acrônimo. Significa oligossacarídeos fermentáveis, dissacarídeos, monossacarídeos e polióis. Se seu cérebro explodiu, não se preocupe, peguei você!

 

Antes de prosseguirmos, a primeira coisa que você precisa saber é que um “sacarídeo” é uma molécula de açúcar. Essas moléculas podem ficar sozinhas ou ser ligadas em “cadeias”. Quando seu nutricionista fala com você sobre alimentos de “cadeia curta” e “cadeia longa”, ele está falando sobre quantas moléculas estão ligadas enquanto flutuam em seu sistema digestivo.

 

Um monossacarídeo flutua sozinho como uma única molécula. Um dissacarídeo, no entanto, são duas moléculas ligadas entre si. Um oligossacarídeo significa que pode haver de 3 a 10 moléculas ligadas entre si. Só para deixarmos claro, os FODMAPs geralmente são compostos de “cadeia curta”.

A exceção

Você está indo muito bem, então fique comigo! Polióis (o “P” em FODMAP) são longas cadeias de álcoois de açúcar. Estes são um tipo diferente de composto de um “-sacarídeo” e normalmente terminam em “-ol”. Eles podem ser extremamente longos; unindo centenas de moléculas de uma vez.

 

Ao procurar um poliol em um rótulo, procure coisas que terminam em “-ol” (sorbitol, manitol, maltitol, xilitol, lactitol e eritritol são comuns). O isomalte também é um poliol. Vale a pena memorizar este porque é mais difícil de reconhecer em um rótulo.

 

 

Leave a Reply

Your email address will not be published.