Vagas X Matrículas

Curso de quimica ead
A análise da relação entre vagas ofertadas, candidatos matriculados e ingresso em
cursos de EAD mostrou que o aumento não é linear, nem ascendente e que nem todas
as vagas foram preenchidas. Embora tenha havido um aumento na relação
candidato/vaga (de 0,3 em 2009 para 1,136 em 2018) e na relação aluno/vaga
admitido (de 0,09 em 2009 para 0,336 em 2018), o que indicou algum nível de
demanda por esta modalidade de curso, a quantidade de vagas ocupadas ao longo
desses anos foi de 9,05% e 33,6%, respectivamente.
Esses dados reforçam o argumento de que oferecer assentos não significa
necessariamente ampliar o acesso. No entanto, que nos últimos anos houve um
crescimento substancial no número de vagas oferecidas e um ligeiro aumento na
demanda (número de candidatos inscritos). No mesmo período (2009-2018), foram
ofertadas 26.401.654 vagas, realizadas 12.317.848 matrículas e 1.944.012 alunos
concluíram o curso de graduação a distância no Brasil. Esses números significavam
que 46,66% das vagas estavam ocupadas, 15,78% dos alunos matriculados
concluíram o curso e apenas 7,36% das vagas foram ocupadas por alunos que
concluíram o curso.
No que se refere especificamente à Enfermagem e EAD, no mesmo período, foram
ofertadas 288.281 vagas, realizadas 29.759 matrículas e concluído o curso de 763
alunos. Ou seja, apenas 10,32% das vagas ofertadas foram ocupadas, 2,56% dos
alunos matriculados concluíram o curso e 0,264% das vagas foram ocupadas por
alunos que concluíram o curso.

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